"BALAIO DE SABORES" PREMIOU IGUARIAS NA FESTA DO BUTIÁ

"BALAIO DE SABORES" PREMIOU IGUARIAS NA FESTA DO BUTIÁ

Já tradicional a cada edição da Festa do Butiá, o concurso "balaio de sabores" deste ano comprovou que não há limites para a criatividade dos culinaristas giruaenses, e consolidou o talento para a elaboração de pratos e bebidas deliciosas e requintadas, todas à base do butiá.

O concurso não objetiva apenas a revelação de talentos na culinária e a demonstração dos múltiplos usos do butiá na alimentação. Comercializado em empresas, pelos agricultores familiares e pessoas que trabalham profissional ou eventualmente no ramo, os produtos a base do butiá são muito procurados pelos consumidores, tornando a atividade cada vez mais rentável. Muito mais do que uma alternativa, o butiá na culinária já é fonte de renda para muitas famílias. E o concurso "balaio dos sabores" acaba sendo uma importante vitrine para que cada vez mais pessoas busquem a aquisição dos produtos, e, por conseqüência, injetem mais renda nas famílias e empresas.

Nesta edição, o Ministério do Meio Ambiente incluiu o butiá no projeto "Plantas do Futuro", que busca estabelecer o uso sustentável da biodiversidade. E um dos pratos do concurso local estará em publicação de abrangência nacional.

O Governo Municipal, como ocorreu nas edições anteriores, premiou os vencedores com utensílios que contribuem para a continuidade das atividades. Os primeiros lugares receberam panelas elétricas. Liquidificadores e batedeiras, respectivamente, foram recebidas pelos segundos e terceiros lugares. O Prefeito Municipal, Fabiam Thomas, e a Secretária Municipal de Educação e Cultura, Fátima Ehlert, que coordenou a Festa do Butiá, agradecem a participação de todos e parabenizam os vencedores, reconhecendo o altíssimo nível dos produtos apresentados. E de forma mais do que especial, agradecem aos jurados, que engrandeceram o concurso: Cintia Martin, Eng. de Alimentos; Helena Sandri Zaltrão, Extensionista do bem estar social da Emater de Giruá; Estela Maris Giovelli, proprietária do Colinas Hotel; Antônio Forcélius, Químico Industrial de Alimentos; Ubirajara Martins   trabalha com derivados do Butiá em Pelotas; Lídia da Rocha Figueiró, Oficineira do CETAP e coordenadora do Encontro de Sabores de Passo Fundo; Ana Paula Noronha, Mestranda pesquisadora do Butiá na Embrapa; Gabriela Coelho de Souza, professora do curso de pós Graduação da UFRGS; Nice Richter, proprietária e diretora da revista Gente News; Rosa Lia Barbieri, Pesquisadora da EMBRAPA – Pelotas.

Confira os vencedores do concurso "balaio de sabores":

Doces e Sobremesas:
1º Torta Jerivá de Simone Krombauer
2º Doce Preguiça de Caroline Browers
3º Torta Miss Butiá de Maria Salete Barichello

Salgados:
1º Fricassê com Surpresa de Butiá de Milena Barichello
2º Escondidinho Jerivá de Suzete Browers
3º Croquete de Butiá com Soja de Arlei Maria Woschinski e Marcieli Heloisa Machado

Agridoce:
1º Entreveiro Giruaense de Suzete Browers